Nova unidade da QÓculos fica em Belo Horizonte
Abril de 2022 - Augusto Garcez, de 35 anos, sempre teve espírito empreendedor e por isso, resolveu inovar. Pensando nos benefícios que uma franquia poderia oferecer, o advogado decidiu abrir uma unidade da rede QÓculos.
“Sempre gosto de analisar o mercado, e quando conheci a QÓculos pela associação de franquias, vi na rede uma oportunidade de crescer junto com a marca, já que eles estão em expansão pelo Brasil”, conta Garcez.
Entre os diferenciais da rede, o que mais chamou a atenção do novo franqueado foi a modernidade que a franquia oferece e o excelente apoio da franqueadora por meio dos seus funcionários, desde o atendimento inicial até a finalização da inauguração.
A nova loja fica localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, no Minas Shopping, que já tem mais de 30 anos de atuação, sendo um dos principais da região. A inauguração aconteceu em abril e a unidade já conta com três funcionários.
“Estamos com grandes expectativas e assim que nos consolidarmos, a meta é abrir uma franquia por ano e participar desse crescimento da QÓculos”, finaliza o franqueado.
A QÓculos é uma rede de franquias de óptica, que possui 27 unidades espalhadas pelo Brasil. Com uma proposta ousada, a rede trouxe a expertise do digital para suas lojas físicas, gerando uma experiência de compra única para seus clientes e criando diferenciais exclusivos, frente aos concorrentes.
Parceria foi considerada um dos maiores cases de sucesso da QÓculos
Maio de 2022 - Roberto Hashimoto, sempre foi um profissional muito qualificado, e foi essa dedicação que o levou a ser o supervisor de lojas da rede de franquias de ótica, QÓculos. Nessa profissão, ele era responsável por supervisionar as inaugurações, os treinamentos dos franqueados e auxiliá-los nesse processo, contudo, no fundo, ele também tinha o desejo de ser um empreendedor, e a partir desse espírito, ele resolveu apostar na própria empresa onde trabalha.
Com 10 anos de experiência no ramo de ótica, ele nunca havia se sentido confiante em um determinado lugar, a ponto de acreditar que essa era a hora certa. Mas ao começar a trabalhar na rede de franquias, viu ali sua oportunidade.
“Por já trabalhar com a empresa e por saber quais eram as demandas para abrir uma franquia, fui atrás do ponto, que era a primeira coisa da lista de afazeres. Em seguida, chamei meu sogro, Marcos Oliveira, que também tinha o desejo de ter o próprio negócio, juntamos nossas economias e investimos”, conta Hashimoto.
E foi assim, que no dia 10 de fevereiro a loja foi inaugurada, no Shopping Bragança Garden, em Bragança Paulista, São Paulo. Desde então, o franqueado afirma que já possui números expressivos, que o surpreenderam, mesmo estando localizado em um ambiente com menos movimentação.
Mas se engana quem pensa que com a inauguração, Roberto deixou de ser supervisor da rede, muito pelo contrário. A experiência de estar no lugar dos nossos clientes, fez com que ele ganhasse mais expertise no assunto e passasse ainda mais confiança e firmeza para os novos franqueados da rede.
“Tive a oportunidade de acompanhar de perto os primeiros meses de atividade da minha loja e de forma remota, realizar reuniões, o que me permitiu conciliar as duas atividades. Tenho uma equipe bem treinada que fica na loja durante a semana e consegue tocar o dia a dia do atendimento sem a minha presença, aos finais de semana me dedico mais à ela, uma vez que como supervisor, minha carga horária é de segunda à sexta”, explica o franqueado. Além disso, Hashimoto já deixou claro que não pretende deixar de ser supervisor da QÓculos tão cedo, já que aprende muito diariamente e acredita que tem muito a oferecer na profissão ainda.
Em relação à franquia, ele finaliza dizendo que a loja é a garantia da aposentadoria dele e do sogro para os anos futuros, e que a ideia é inaugurar mais duas unidades a cada dois, três anos e ir crescendo junto com a marca.
A QÓculos é uma rede de franquias de óptica, que possui 27 unidades espalhadas pelo Brasil. Com uma proposta ousada, a rede trouxe a expertise do digital para suas lojas físicas, gerando uma experiência de compra única para seus clientes e criando diferenciais exclusivos, frente aos concorrentes. Inclusive, este ano a marca ganhou o Selo de Excelência em Franchising 2022, pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), que tem como objetivo distinguir marcas que são referências das melhores práticas do setor no país.
Conheça Naize e Luciana, duas mulheres que investiram no ramo de ótica
Diante do mercado em abrangência para o público feminino, franqueadas são consideradas cases de sucesso da QÓculos
Segundo a Associação Brasileira de Franchising, 50% das franquias do Brasil são coordenadas por mulheres. Isso mostra que a inserção desse público no empreendedorismo está cada vez mais alta, mas também que ainda há certo preconceito a ser desmistificado. E esse é o caso da Naize Marconi e Luciana Fumagalli.
Com experiência no ramo de ótica, mas na área do marketing, onde atuava antes de investir em uma franquia, Naize sempre teve o desejo de ter o seu próprio negócio que envolvesse o varejo e a saúde, foi quando uma pesquisa com ex-colegas do ramo, indicou a QÓculos, rede de franquias de ótica.
Durante toda sua trajetória profissional, o fato de ser mulher sempre a fez se impor e trabalhar mais do que os outros, principalmente quando ocupou cargos de liderança. Mas esse rumo mudou um pouco quando decidiu finalmente ter a sua própria franquia.
“Minha família e meu marido sempre me apoiaram muito, o que, infelizmente, não me impediu de ouvir comentários preconceituosos e machistas do lado externo. Entre um dos mais chocantes, foram as perguntas direcionadas à mim sobre quem estava por trás da franquia, sugerindo alguém do sexo masculino, e eu precisava sempre reafirmar que não havia ninguém, somente eu”, conta.
Mesmo diante dessas situações, Naize complementa que isso nunca a abalou, muito pelo contrário, só trouxe mais “gás” para continuar fazendo um trabalho de excelência. De acordo com ela, empreender foi mais complexo do que imaginava, principalmente durante a inauguração, mas que está sendo uma experiência ótima, uma “loucura boa”, principalmente por ser um sonho realizado, algo que ela queria muito.
“Se eu pudesse dar um conselho para todas as mulheres que estão começando no empreendedorismo seria: não existe nada entre você e o seu objetivo, a não ser tempo e trabalho. Por isso, não se importe com o que os outros irão falar, pois eles estão todos fora do seu campo de visão”, finaliza a franqueada.
Já com Luciana, o peso de ser uma empreendedora mulher foi um pouco diferente. Trabalhando em cargos de liderança por 20 anos dentro de uma indústria farmacêutica, o desejo de abrir um negócio próprio veio a partir da sua transição de carreira para atuar como Coach Ontológica.
“Em 2019, durante essa mudança, aproveitei para descansar um pouco mais e aproveitar a convivência com as minhas filhas, que tinham 5 e 7 anos. Além disso, sempre tive vontade de morar próximo aos meus pais, em Ubatuba, e isso foi um combo de fatores para eu resolver abrir uma franquia na cidade, influenciados também pelo fato de que eu precisava de um tempo na minha nova carreira para chegar no patamar de ganho que eu tinha como objetivo”, explica a franqueada.
A escolha pelo setor de ótica já era um desejo, por ter familiares que trabalham como oftalmologistas, sempre esteve rodeada por esse ramo. Enquanto a decisão de ser uma franqueada da QÓculos, veio por meio da percepção de entender que a franquia oferece o que é ideal tanto para os clientes quanto para os novos empreendedores em função das suas facilidades.
“Em relação às dificuldades por ser uma mulher empreendedora, nunca me veio por meio de um preconceito direto, tanto no meu antigo emprego quanto agora, e acredito que seja porque sempre estive rodeada de mulheres inspiradoras e de pessoas que me apoiaram. Mas sempre tem aquela necessidade de se mostrar mais forte e mais competente que os outros para conquistar seu espaço, além de aprender a dividir o tempo com a vida pessoal, maternidade e cuidados domésticos”, conta Luciana.
Hoje, com a consolidação de sua profissão, Luciana e seu marido resolveram aproveitar também para expandir a franquia. E assim o fizeram, com a inauguração de mais duas unidades da QÓculos, uma em Caraguatatuba e a outra em São Sebastião.
“Minha dica é: pesquisar bastante sobre o negócio, se cercar por uma empresa idônea e ter uma rede de apoio sólida, conversando com pessoas que já estão no mercado. Não existe mágica, precisa de muito trabalho e dedicação e com certeza o resultado aparecerá”, finaliza.
A QÓculos é uma rede de franquias de óptica, que possui 30 unidades espalhadas pelo Brasil. Com uma proposta ousada, a rede trouxe a expertise do digital para suas lojas físicas, gerando uma experiência de compra única para seus clientes e criando diferenciais exclusivos, frente aos concorrentes. Inclusive, este ano a marca ganhou o Selo de Excelência em Franchising 2022, pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), e o selo de Melhor Franquia do Brasil pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios, ambas têm como objetivo distinguir marcas que são referências das melhores práticas do setor no país.
Conheça Naize e Luciana, duas mulheres que investiram no ramo de Ótica.
ver matériaConheça a história do Roberto Hashimoto, o empreendedor que acreditou na empresa em que trabalha.
ver matériaAugusto Garcez, de 35 anos, sempre teve espírito empreendedor e por isso, resolveu inovar.
ver matériaCom um projeto inovador e muita tecnologia, a QÓculos iniciou sua expansão no varejo em 2017 e já é a rede de óticas que mais cresce onde atua.
“Facilitadores! Vejo como destaques os descontos e melhores condições de pagamento junto aos fornecedores, acesso às grandes marcas, material para campanhas e promoções de alto padrão feito por profissionais. No dia a dia o sistema de operação é simples e prático, além do layout das lojas convidativo aos clientes. O foco e investimento em propagandas que trazem resultado são as maiores vantagens.”
Lucas Carvalho, franqueado QÓculos
“Estou na QÓculos desde outubro de 2018, quando adquiri a operação da unidade do Buriti Shopping em Guaratinguetá - SP. No final do primeiro semestre do ano seguinte, inauguramos nossa quinta unidade. Este resultado só foi possível graças ao trabalho em conjunto com a franqueadora. A marca já traz um histórico de sucesso no mercado óptico e a julgar por estes primeiros anos de operação, demonstra estar construindo algo ainda maior.”
Sávio Cotta, franqueado QÓculos
“Entrei como supervisor de lojas na Franqueadora QÓculos em Junho de 2021 e, em 2022, com meu sócio Marcos Oliveira, nos tornamos franqueados do grupo porque eu acredito na marca, no trabalho e na índole dos fundadores da empresa. Comprovo diariamente a capacidade da QÓculos por atuar junto à franqueadora, acompanhando os projetos, reafirmando assim a minha certeza em abrir uma loja QÓculos.
Além da confiança nos sócios, destaco outros fatores que me trouxeram segurança:
√ excelente negociação com fornecedores de lentes, armações e solares, melhores inclusive que outras redes com muito mais lojas;
√ Comunicação moderna que o marketing disponibiliza;
√ Treinamentos para time de vendas, suporte para gerentes e franqueados por meio de comunicação mais próxima e dinâmica.
√ Busca de ferramentas eficazes para nosso desenvolvimento como profissionais e para nossos colaboradores.
Posso ser suspeito para falar? Sim. Mas garanto que só investi porque tenho certeza que dá resultado ”
Roberto Hashimoto, franqueado QÓculos
Com uma proposta ousada, a QÓculos trouxe a expertise do digital para suas lojas físicas, gerando uma experiência de compra única para seus clientes e criando diferenciais exclusivos frente aos concorrentes.