O modelo Clubmaster da Ray-Ban cresceu em popularidade nas décadas de 50 e 60, sendo um clássico exemplo de browline glasses, que são os óculos cuja parte superior da armação remetem ao formato das sobrancelhas. Devido ao caráter cíclico da moda e o sucesso de séries que retratam os meados do século passado, o modelo surge do novo entre os favoritos do público, junto com os sempre populares Aviador e Wayfarer.

O Clubmaster é feito de uma combinação de metal e plástico, com suas lentes finas fixadas em uma armação metálica. Por sua vez, essa armação é encaixada em duas estruturas de acetato semelhantes a sobrancelhas e unida por uma peça pequena de metal que fica acima do nariz. No geral, as hastes do browline são de plástico, fazendo uma curva para que os óculos se ajustem bem atrás da orelha.

História do modelo Clubmaster

Ainda em 1947, uma empresa nomeada Shuron Ltd. foi a piorneira na produção desse tipo de armação. Como o estilo foi bem aceito pelos consumidores, logo outras marcas passaram a fabricar itens com design parecido.  O sucesso foi tamanho que os browline glasses eram responsáveis por metade das vendas de óculos escuros nos Estados Unidos. A Shuron Ltd. sozinha comercializou 16 milhões de unidades de 1947 a 1971 no país. No entanto, nos anos 70 houve uma ascensão nos modelos de metal e a armação browline perdeu espaço, sobretudo entre os mais jovens.

Quem reacendeu o interesse pelo modelo foi justamente a Ray-Ban, nos anos 80. Para tanto, a companhia investiu em product placement em várias grandes produções cinematográficas. Sendo assim, os óculos Wayfarer, Aviador e Clubmaster, que só recebeu o nome nessa época, apareceram em muitos blockbusters e voltaram a lista de mais vendidos. Apesar de ser mais consagrado como óculos de sol, esse estilo também pode ser usado com lentes de grau comuns.

Para manter-se relevante, a Ray-Ban desenvolveu muitas variações do browline. Hoje a companhia oferece lentes de coloridas e com acabamentos espelhados e polarizados, por exemplo. Também há diferentes tipos de armações, como tartaruga, preto fosco, azul e branco. A ideia da fabricante é permitir ao máximo a customização do modelo sem comprometer o charme característico do seu principal browline. Portanto, basta o consumidor procurar aquele que mais tenha a ver com o gosto pessoal.

Algumas celebridades que já utilizaram o modelo

Conforme já explicado, o apelo popular do Ray-Ban Clubmaster está muito ligado à quantidade de celebridades que aderiram a esses óculos. Por isso, a lista de famosos que utilizaram o modelo browline ao longos dos anos é bastante extensa, confira:

Por esses nomes, é possível notar que os óculos Clubmaster agradam indivíduos com os mais distintos estilos e de diferentes faixas etárias. E é precisamente a versatilidade que faz com que o modelo mantenha-se em alta, décadas depois de sua criação.

Hora de escolher o seu Clubmaster

RAY-BAN CLUBMASTER – DOBRÁVEL

Ray-Ban_03

RAY-BAN Clubround – Terranova e Rosa

Ray-Ban_03

Ray-Ban Clubround – Tartaruga

Ray-Ban_03

Desconto de até 60%OFF

Apenas para quem se cadastrar!