Sabemos que cada pessoa tem as suas particularidades. Nossas diferenças variam dos aspectos psicossociais aos culturais. Vão das diferenças biológicas às de meras preferências pessoais. E dentre tantas classificações possíveis, uma que podemos dizer estar “na cara” de cada um, é a dos vários formatos de rosto existentes. Essas características levaram o mercado oftalmológico a criar tipos de óculos de grau para cada rosto desses, independente do que se queira corrigir (astigmatismo, hipermetropia e/ou miopia).

Sim, apesar de cada rosto humano ser diferente um do outro, podemos catalogá-los de forma objetiva, de acordo com o seu formato em associação a alguma figura geométrica. Sendo assim, convencionaremos aqui, que existem quatro formatos gerais de rosto. Para indicar, quais tipos de óculos de grau para cada rosto, faz-se necessário apresentar as características de cada formato de rosto, a fim de identificar qual o seu.

Tipos de óculos de grau para cada rosto

Rosto redondo

Primeiramente, temos o chamado “rosto redondo”. Nesse formato, obviamente assemelhado a uma esfera, temos igualdade de dimensões entre as linhas do comprimento e da largura do rosto. Fora isso, rostos redondos também não apresentam “linhas retas”, o que leva a ângulos de difícil definição, ou seja, bem arredondados.

Para rostos do tipo, o ideal são óculos de grau cujo modelo não seja com linhas arredondadas, pois apenas acentuariam mais o formato do rosto. Dito isso, opte por óculos com linhas retas, seja um modelo retangular ou quadrado.

tipos de oculos de grau para cada rosto

tipos de oculos de grau para cada rosto

Rosto quadrado

Na contramão do formato anterior existem os rostos quadrados. Assim como nos redondos, há uma equivalência em dimensões, entre o comprimento e a largura. A grande diferença está nas linhas do rosto, visto que, no formato quadrado, essas são retas e intensas. Esses traços começam na testa e se estendem por toda a lateral do rosto, chegando na mandíbula e no queixo.

Para uma melhor harmonia, opte por óculos que de formato Aviador, ou então Gatinho. A escolha por esses terminará por suavizar as linhas retas que lhe são comuns.

tipos de oculos de grau para cada rosto

tipos de oculos de grau para cada rosto

Rosto oval

Se nos rostos quadrado e redondo tínhamos igualdade entre comprimento e largura, no formato oval, é o contrário. A característica principal é a linha do comprimento apresentar-se maior que a linha da largura, na proporção de 1/3. Com um ligeiro alongamento, não deixa de ser um rosto suave e delicado.

Aqueles com rostos redondos são sem dúvidas privilegiados. Pois, esse formato é compatível com qualquer modelo de óculos. A única questão é acertar bem no tamanho dos óculos, ou seja, nem enorme nem pequeno demais.

tipos de oculos de grau para cada rosto

tipos de oculos de grau para cada rosto

A princípio, pode ser que soe estranho, mas existem alguns rostos com o formato de triangulo. Nesse caso, a linha da largura menor que a linha do comprimento, com o queixo pontiagudo a tal ponto que, no rosto inteiro, será o menor ponto. Além, de apresentarem testa e maçãs do rosto mais largas que o resto, porém semelhantes nessas dimensões.

Pessoas com esse formato de rosto, para ficarem bem estilosas, devem optar por óculos com laterais arredondas.

tipos de oculos de grau para cada rosto

tipos de oculos de grau para cada rosto

Conheça mais opções de óculos clicando aqui.

Desconto de até 60%OFF

Apenas para quem se cadastrar!