Lentes de contato não são uma novidade; na verdade, foram criadas há mais de um século, inicialmente confeccionadas em vidro – o que impediu sua usabilidade, pelo risco de ferir os olhos.
Com o passar do tempo, a idéia foi se aperfeiçoando, até a criação de lentes rígidas não feitas exclusivamente de vidro, posteriormente de gelatinosas e ainda as descartáveis.
Atualmente as lentes ganharam muitos adeptos, em substituição aos óculos de grau, pela sua discrição. Além do uso oftálmico, há muitas pessoas que optam por usar lentes apenas por estética.
Existem vários tipos de lente no mercado e quem pretende usá-la deve fazer uma pesquisa ou informar-se com o seu oftalmologista sobre o tipo mais adequado ao seu caso.

Quais São os Tipos de Lentes de Contato

Resumidamente, são esses alguns pontos sobre as diversas lentes de contato e sua utilização:

Lentes Tóricas

Esse tipo de lente é indicado para quem sofre de astigmatismo, problema de visão que surge em função de deformações na superfície da córnea ou do cristalino. Na visão normal, a superfície de ambos é regular e, com sua curvatura natural, refratam a luz recebida fazendo com que a imagem se forme perfeitamente atrás do olho.
No indivíduo astigmático, falhas nessas superfícies causam a refração irregular da luz, fazendo com que a imagem se forme em mais de um foco atrás do olho e por isso a visão fica distorcida ou borrada. Não é toda a superfície que tem problemas, mas ângulos específicos em uma (ou ambas) delas.
As lentes tóricas corrigem o astigmatismo justamente porque tem curvaturas em ângulos diferentes, e podem corrigir as falhas do astigmatismo, que são localizadas em determinados ângulos do globo ocular. Se a curvatura da lente fosse toda idêntica, o problema não seria resolvido, pois não haveria a compensação das falhas na superfície da córnea ou do cristalino.
Esse tipo de lente é considerada cilíndrica, enquanto as lentes que corrigem outros tipos de problemas de visão são lentes esféricas. Entretanto, quando há necessidade de combinação, em pessoas com astigmatismo e miopia, por exemplo, as lentes são esférico-cilíndricas.

Lentes Curvas

Os olhos são diferentes em formato e também na sua curva-base, que é a medida da curvatura da córnea. Há um aparelho específico para medição dessa curva, que é chamado de ceratômetro. Quando adquirimos uma lente, ela precisa ter a curvatura ideal para nossa curva-base, para que a lente não fique frouxa ou apertada no olho, causando problemas, incômodos e, ao invés de melhorar, danificando a visão.
Nas lentes de contato que são vendidas padronizadamente, a informação da curva-base está nas especificações técnicas, na embalagem da lente.

Lentes para Miopia

Diferente do astigmatismo, a miopia é uma anomalia em que o globo ocular é alongado demais em relação à capacidade de refração do olho, por isso a formação da imagem ocorre antes da retina.
As lentes que corrigem a miopia são chamadas lentes NEGATIVAS, ou DIVERGENTES. A estrutura dessas lentes é composta por uma parte mais fina no centro em relação às bordas e tem a curvatura mais acentuada na base interna do que na externa. Dessa forma, a luz sofre uma abertura, empurrando o ponto de foco mais pra trás. E, de acordo com o grau de miopia, a lente adequada empurra o foco até alcançar a retina, e a visão se torna nítida.

O que são lentes Esféricas

Enquanto as lentes tóricas são consideradas cilíndricas, as lentes esféricas corrigem outros tipos de problemas de visão: miopia, hipermetropia, presbiopia e alguns casos de astigmatismo.
São assim denominadas por possuírem pelo menos uma superfície esférica.
Como falamos, as lentes DIVERGENTES se prestam à correção da miopia. As CONVERGENTES, portanto, aproximam o foco e corrigem a hipermetropia, que é causado pela formação da imagem depois da retina.
São seis os tipos de lente esféricas, e sua classificação ocorre da acordo com a forma de seus lados (côncavos, convexos ou planos).

Quais são as lentes oftálmicas? (lentes para os óculos)

Lentes para Óculos Escuros

Além do apelo estético, os óculos escuros são grandes aliados na proteção contra raios solares, servindo como barreira física à imensa luminosidade a que somos expostos durante o dia, mesmo em dias nublados, onde também há incidência de raios UVA e UVB.
É comum, a aquisição de óculos de sol que não oferecem proteção solar nenhuma, o que oferece grande prejuízo à visão, pois – com a luminosidade reduzida – a pupila se dilata, para deixar entrar maior quantidade de luz, e consequentemente também é mais atingida por raios solares.

Se os óculos corretos evitam doenças como a catarata e envelhecimento precoce, óculos sem proteção acabam por ter efeito contrário, causando essas doenças.
Na escolha dos óculos, também é importante considerar a armação que mais oferece proteção à entrada lateral de luz, de acordo com o formato do rosto. Além disso, se combinados com a função de correção oftálmica, os óculos escuros requerem cuidado na escolha: Nem todos são adequados a todos os problemas de visão. Para pessoas da terceira idade é aconselhado o uso de lentes verdes, que realçam o contraste, enquanto para pessoas com astigmatismo, as lentes cinzas são mais apropriadas, por reduzirem o brilho e não provocarem distorção nas cores.

Qual a diferença das lentes transition para os óculos escuros?

O material de confecção das lentes transitions é fotossensível, ou seja: adapta-se de acordo com a incidência de luz. Em ambientes mais claros, as lentes transition escurecem, fazendo com que os óculos de grau se preste também ao bloqueio de luz solar. Para evitar que o indivíduo tenha que trocar de óculos a cada troca de ambiente, e em casos em que o problema de visão impede o uso de óculos escuros, as lentes transition clareiam quando usadas de noite ou em ambientes com menor incidência de luz.

Lentes Polarizadas


Muito se tem falado de lentes polarizadas ultimamente, mas o que é mesmo isso?
As lentes polarizadas são lentes que oferecem 100% de proteção UV. Mas, ao falar isso, se pode perguntar: Então são as mesmas dos óculos escuros?
Não, não são.
Quando a luz solar incide sobre a água, o chão, as paredes, ela reflete em diversas direções, como algo completamente desorganizado. Esse tipo de lente possui um filtro polarizante, que permite a passagem de luz polarizada em uma única direção, minimizando ou eliminando esse efeito causado pelo reflexo da luz sobre o ambiente.
Além da proteção solar superior, pela diminuição dos reflexos, a visão fica muito mais nítida.

Óculos Degradê

Esse tipo de óculos, muito em alta ultimamente, são óculos escuros em que a cor da lente não é distribuída uniformemente, mas sofre uma variação ou aumento de transparência na superfície do óculos.
O apelo das lentes degradê é puramente estético, uma vez que ele oferece a mesma barreira contra a luz solar. A única diferença considerável é que, como a parte clara é a inferior da lente, para leitura ou em ambientes claro, mas com menor visibilidade, eles não atrapalham a visão.

Óculos Espelhados

Qual a diferença dos óculos espelhados para os óculos escuros em relação à luz solar? Qual protege mais?
Os óculos espelhados foram sucesso nos anos 80, mas há algum tempo voltaram e permanecem em alta.
Oftalmologistas afirmam que esse tipo de óculos oferece proteção ainda superior em relação aos raios solares. Aliado a isso, o apelo estético é ainda mais forte. Há quem considere-os exagerados e simplesmente não goste do tipo, que é muito comum nos modelos tipo Aviador. O fato é que devem ser usados com cautela, combinados com roupas mais despojadas e são mais apropriados para o dia.
Além disso, por sujar com mais facilidade, a limpeza dos óculos espelhados deve ser feita com mais frequência e atenção, para durabilidade dos óculos e qualidade da visão.

Desconto de até 60%OFF

Apenas para quem se cadastrar!