A história dos óculos de grau é tão intrigante quanto seus modelos. No início, não havia concepção dos óculos como acessório, já que ele era utilizado pura e simplesmente para ajustar a vista e ajudar as pessoas a enxergar melhor. Desajustados e pesados, não havia modelos ou grau específicos e era necessário esperar os óculos serem trazidos de outro país, geralmente europeus, e a pessoa teria que se adaptar a ele independente de grau ou modelo. Inclusive, as mulheres não podiam usá-lo em publico.

Com o passar do tempo, a tecnologia utilizada para a fabricação de lentes e armações foi evoluindo, até que os óculos se tornaram um item de primeira necessidade para grande parcela da população mundial. No entanto, até pouco tempo atrás, os óculos de grau ainda eram considerados um item indesejado, e o melhor exemplo disso são as crianças, que costumam chamar colegas que usam óculos de “quatro olhos”, “nerd”, dentre outros apelidos de tom pejorativo.

Felizmente, hoje o quadro se inverteu. O que era antes somente um item de necessidade se tornou um acessório de moda, capaz de incrementar qualquer look e dar muito estilo a quem o utiliza. Na sequência, conheceremos os principais tipos de armações de óculos de grau dentre a enorme variedade existente hoje. Vamos a elas.

Wayfarer

Apesar de ser considerado um óculos moderno, já que é muito utilizado por jovens, este modelo de óculos é bastante antigo. Foi inventado nos anos 50 para ser utilizado por pilotos, com o intuito de substituir o modelo aviador. No entanto, por seu design inovador para a época, com sua armação quadrada, logo ele conquistou os famosos.

É indicado para pessoas que têm bastante personalidade e estilo, pois expressa sobriedade e um visual mais sério.

Ray-Ban_03

Gatinho

Este modelo de armação compartilha diversas características com o modelo acima. Também foi inventado nos anos 50 e costuma ter armação grossa e em cores sólidas. Sua principal característica são as laterais superiores com ângulos menores que os modelos de armações convencionais. É um modelo de armação bastante feminino, que passa bastante feminilidade, elegância e sofisticação. Deve ser evitado em rostos pequenos ou finos, pois pode ficar exagerado.

Ray-Ban_03

Esportivo

De linhas retas e finas, muitas vezes sem nenhuma armação aparente, a armação esportiva é geralmente a mais fina e pequena dentre todas as armações. Por essas características, é muito utilizada por pessoas que querem praticidade para realizar atividades rotineiras, pois chama pouca atenção no rosto. No entanto, é uma armação que combina somente com os rostos redondos.

Ray-Ban_03

Aviador

Esta armação é um verdadeiro clássico. Inventada em 1930 para proteger a visão dos pilotos da força aérea americana, foi o primeiro modelo de óculos a ser produzido em larga escala. Com armação de metal fina e leve e lentes em formato pouco convencional, ele fica bem em quase todos os tipos de rostos, e mesmo sendo clássico passa um ar de modernidade e leveza.

Ray-Ban_03

Redondo

Popularizado na década de 60 por meio de integrantes do movimento hippie, esta armação data dos anos 30. Muito popular atualmente, tanto como armação de óculos de grau quanto de óculos de sol, trata-se de um modelo bastante democrático, que combina com diversos formatos de rostos e dá um ar vintage. A dica na hora de escolher uma armação redonda é não deixar passar ou cobrir completamente a sobrancelha.

Ray-Ban_03

Desconto de até 60%OFF

Apenas para quem se cadastrar!